quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A polêmica reportagem do jornal EXTRA!

O Jornal EXTRA publicou no dia 27 de novembro de 2009 a reportagem: "Sem reprovação no fim do ano."

Sintese da reportagem:

Os alunos que não obtiverem conceito suficiente para a aprovação no ano letivo de 2009 serão submetidos a tarefas de férias.
Ao iniciar o ano letivo de 2010 os professores utilizarão os primeiros trinta dias para a correção das avaliações, ainda neste interim estes alunos já serão alocados nas turmas das séries seguintes.

Em minha opinião...

O método citado na reportagem não dará certo porque o simples fato da submissão do aluno a recuperação o deixa frustrado, esta frustração combinada a falta de acompanhamento, ou talvez ao acompanhamento deficiente dos pais não fará com que o aluno aprenda. Além disso, se o resultado final for negativo o aluno retrocederá uma série depois de já ter assistido a varias semanas de aula, e sendo assim pergunta-se: Que preocupação há com psicológico da criança com a implantação deste método?
Trata-se apenas de uma tentativa desesperada de maquiar os números de reprovação com o intuito de assegurar o recebimento de verbas por parte do governo bem como a boa relação com o governador vigente.
Quanto ao déficit de aprendizagem dos alunos do quarto, sétimo e oitavo anos tenho a considerar que o problema começa nas séries iniciais com um método de avaliação que não identifica as dificuldades do aluno no decorrer do ano.
Por isso no final deste não se sabe o que fazer com aquele aluno e acaba-se por aprova-lo pelo conselho de classe, independendo do fato de a aprovação automática estar em vigor.

Um comentário:

  1. Luciana, você levanta aspectos importantes sobre a reportagem. A síntese precisa ser mais detalhada, pois não é possível identificar de que se trata. Seria interessante que deixasse mais claros os tópicos da reportagem ou que colocasse um link para a mesma. A reflexão está interessante. Poderia fazer algumas relações entre teoria e prática.

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