quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Reflexão escola de vidro

O texto escola de Vidro de Rute Roxa retrata muito bem regime escolar de seriação no qual os alunos devem se enquadrar. Afim de que se produza um tipo ideal de aluno.

Quero enfatizar a partir dos bonecos que produzi,especificamente o semblante tristonho do boneco prezo dentro do vidro e o semblante alegre do boneco livre do vidro.

Porque essa dicotomia representa possivelmente a relação de proporcionalidade, de uma educação que pode ser significativa ou não, que pode ser ferramenta de transformação ou não, para um educando, ou seja; aluno triste e desmotivado tem maiores chances de obter um rendimento escolar negativo.

Por outro lado um aluno feliz e motivado tem maiores chances de obter um rendimento escolar positivo.
Portanto, o ideal é que a escola configure um espaço que irradie, que externe o conhecimento da forma mais prazerosa e motivadora possível.
Neste sentido o sistema ciclado é uma proposta interessante justamente por que prioriza uma concepção de ensino voltada para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos e buscando agregar os valores citados por ultimo.

Um comentário:

  1. Luciana, a reflexão foi iniciada, porém, seria importante que aprofundasse a mesma. Relacionar o texto com as características da escola seriada poderia ter sido explicitado. Além disso, você poderia aprofundar esta reflexão utilizando alguns dos elementos que lemos e discutimos em sala.

    ResponderExcluir